CONTINUA ACTUALIZADO.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Documentário sobre a Guerra Colonial Portuguesa parte 1/11
ultramar.terraweb.bizEste vídeo serve para demonstrar em números os homens(deportados)para manter os privilégios de alguns a quem são atribuídas várias designações,eu digo apenas classes dominantes fica bem assim?!!
Vou agora aos números extraídos do relato do Camarada JOSÉ DA SILVA MARCELINO MARTINS que vivamente recomendo a sua leitura na web Guerra do Ultramar---http://ultramar.terraweb.biz
Total de 1961 ANGOLA,GUINÉ E MOÇAMBIQUE 49422 Homens dos quais 11209 estavam em MOÇAMBIQUE,em 1973 os números astronómicos total 149090 em MOÇAMBIQUE 51463.
Estes números deixaram-me sem vontade de tecer mais comentários se alguém o quiser fazer óptimo, senão meditem só.
quimarques
Estes números deixaram-me sem vontade de tecer mais comentários se alguém o quiser fazer óptimo, senão meditem só.
quimarques
domingo, 24 de janeiro de 2010
Canadá 2
![]() |
Ajudem a identificar os restantes |
![]() |
À esquerda o António Pires e o da direita quem è? |
![]() |
António Pires no interior da Missão de Massangulo |
![]() |
ANTÓNIO PIRES e a DO. |
![]() |
Este foi o CATUR que deixamos em 1970 |
![]() |
Este foi o CATUR que (herdamos) em 1969 |
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Apareçam mais PIRES,CASCAIS,BERNARDO,SOLANO,MENDES,PARAFUSO,LEITE,CUNHA,SOUSA,PIMENTA,BARBOSA,MATOS,MOTA e TODOS os outros que por ser longa a lista e a memória não suportar tudo não menciono os nomes por tal peço desculpa. Um grande Abraço para todos vós.
quimarques
sábado, 23 de janeiro de 2010
Canadá
António Pires
Sério e Pires Patrocínio "Casais" e Pires
Pires e Brandão Pires e Leite

Leite, Pires e Brandão
Furriel Osório e Raposo
Furriel Osório e Raposo
O Canadá fica já ali! Fotos enviadas pelo nosso camarada António Pires (transmissões) a partir do Canadá, país onde reside. Sigam o exemplo, o caminho como acabam de ver é curto e rápido. Obrigado Amigo Pires. Um abraço. Quimarques.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Foi assim o começo
Aveiro 20-01-1969,aqui comecei um novo emprego forçado e ao contrário dos novos tempos (sem termo)que acabou por ser de 3 anos nada mau.

domingo, 17 de janeiro de 2010
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Extratos do Diário de José Brandão
São 37 páginas que relatam em breves traços a passagem por Moçambique e os principais factos passados e conhecidos deste camarada da ccs.b.caç2895. JOSÉ BRANDÃO.

A não perder.veja tudo seguindo o link DIÁRIO de J. BRANDÃO
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
A disciplina e a visita de estudo
Eu obediente quanto baste,qual menino criado nas abas das serras da Estrela e Açôr. Comecei as aulas em AVEIRO 20-01- 1969 R.I.10, tendo continuado os estudos da mesma disciplina (militar) universidade B.CAÇ. 5 com estágios em Queluz, Moscavide- Beirolas e Setúbal com aproveitamento acima de qualquer suspeita não fossem oito dias de detenção que a policia militar me( louvou) no Cais do Sodrè por estar com as calças fora dos plainitos e teria partido para Moçambique com nota máxima. Obrigado Furriel Fonseca natural dos arredores de T. Vedras. Estás perdoado. foi a forma que encontraste para estimular a malta, ,pena foi não nos teres feito companhia..Fim da introdução,vamos à visita de estudo.
No dia 10-02-1970 foi-nos proposto uma visita de estudo à Universidade de MALAPISIA e aos polos de LUANGUA e LITUNDE, proposta aceite sem porquês.Partida do CATUR logo pela fresca, revista aos passageiros e bagagens de mão que decorreu bem,com um pequeno senão,os Comandantes dos AVIÕES (Berliet e .Unimog) não deixaram passar utensílios maís elementares como sejam máquinas de barbear invocando excesso de peso (zelo) como veremos mais adiante.
A viagem sem escala decorreu bem,chegados a MALAPISIA quase ao cair da noite aconteceu o esperado nestas passagens pelo mato, não podia ser de qualquer maneira.
Pois para seremos recebidos pelos nossos Camaradas da CCAÇ 2623 devia-se ter a barba aparada, assim o ordenou o nosso Maior Major Montalvão (lembram-se) e vai daí todos a correr para o( shopping ) cantinha comprar qual faca de mato, lâminas de barbear. Obrigado Camaradas.da 2623 pela oferta dos utensílios de barbear pois a maioria de nós nem sequer levava consigo uma quinhenta que fosse.Reza a história que fomos bem acolhidos no Hotel da CCAÇ 2623 onde dormimos.ganhando força (coragem) para no dia seguinte voar baixinho por lama barrenta,alaranjada até LUANGUA e LITUNDE com passagem por V. CABRAL e regressar ao CATUR 12-02-70 com o dever cumprido.
Ao jeito do P. MARCELO passo às notas finais disciplina sim mas com moderação-nota zero.
Para os Camaradas da CCAÇ 2623 nota máxima com distinção (Bravos Espartanos).Para quem a guerra do ultramar foi o ganhar galões,dinheiro só tenho palavras (notas ficaram com eles)ainda bem que acabou a minha história e aqueles tachos também..Viva a disciplina viva PORTUGAL..
domingo, 3 de janeiro de 2010
Nova Guarda
.
Foto do Camarada VICTOR BAIÃO na povoação de Ute perto de Nova Guarda agora chama-se Cholue datada de 01-01-1970 .

Este Camarada fazia parte da C.CAÇ de Vila Cabral agora chama-se Lichinga, e também tal como nós C.CAÇ 2895 fez patrulha Nova Guarda-Vila Cabral no dia da inauguração Catur-Vila Cabral para ELE um grande abraço e um muito obrigado pelo testemunho que adicionou ao nosso blog.
para ver mais fotos deste camarada clique no link a AZUL--vbaiao02.com.sapo.pt/vbaiao06
sábado, 2 de janeiro de 2010
40 ANOS

Subscrever:
Mensagens (Atom)
Recordar faz hoje 48 anos que no cais de Alcântara/R.Infataria 1 me separei do meu grande Amigo aqui na foto ao meu lado .Falo de José ...

-
os pilares que delimitavam a entrada,porta d armas Fotos do Catur captadas em Novembro 2011 pelo autor Camarada Almeida Fernando ...
-
Recordar faz hoje 48 anos que no cais de Alcântara/R.Infataria 1 me separei do meu grande Amigo aqui na foto ao meu lado .Falo de José ...